domingo, 20 de setembro de 2009

>> NOVAS INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS

Os 1ºs dias da Alberto Valente

A Comissão Instaladora é, neste momento, a entidade que representa os pais e têm que existir feed-backs e questões dos pais para que essa representação reflicta as suas preocupações e a sua opinião. Temos tentado dar resposta às solicitações que têm surgido.

Realmente nós, pais, teríamos um sério problema se a escola não tivesse sido  inaugurada no dia 15. A escola ainda não estava totalmente pronta. Esse factor foi  mais um problema a somar ao problema principal - falta de funcionários. As obras não terminadas/ acertos do que estava menos bem que estavam a decorrer estão a acabar e vão decorrer aos fins-de-semana. No entanto deveriam ter sido evitadas em períodos de aulas, para minimizar os problemas de segurança que, pela falta de funcionários, já eram significativos.

Falta de Funcionários

A falta de funcionários é da responsabilidade da Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Os mesmos deveriam estar colocados antes do dia 15 e efectivamente a escola só deveria ter aberto quando esse aspecto tivesse resolvido. Entretanto,  o Dr. José Carlos de Sousa, da Equipa Apoio às Escolas de Setúbal - Sul  informou-nos que na 2ªfeira haverá mais funcionários e o Agrupamento confirmou. Vamos aguardar para ver realmente se o número de funcionários se aproxima do que é realmente necessário.

O sistema implementado para as entradas e saídas tem sido eficaz, melhorando á medida que as rotinas de funcionários, alunos e pais se vão criando. Os alunos que estão a entrar e sair pelo portão Poente - pré, 1º e 2º ano, estão a entrar e sair pelo corredor do pré-escolar que desemboca no hall de entrada. Os alunos do 1º ciclo seguem depois para o 1º piso pelas escadas principais, onde já foi implementado o sentido de circulação pela esquerda e tem vindo a ser controlada a velocidade de circulação, ensinando os alunos a não correr, não saltar, não empurrar, ..... Os pais também deverão fazer essa sensibilização. As escadas irão beneficiar de um corrimão central para aumentar a segurança.

Obras 

As restantes obras em curso, de acordo com informação da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Palmela,  terminarão no fim-de-semana de 26 e 27 de Setembro, decorrendo somente ao fim-de-semana e após as aulas. Após a conclusão destas obras, só serão realizadas intervenções no sentido de alterar aspectos que, apesar de funcionais, não estão de acordo com o projecto ou que se verificou que podem ser melhorados. De qualquer forma, em princípio, não interferirão com o funcionamento normal da escola.

No que respeita ao recreio, no final do dia de 6ª, a empresa construtora estava a iniciar a remoção das pedras de seixo para colocar areia de quartzito, dada a constatação do problema de segurança e limpeza que as mesmas geraram.  

O espaço de recreio é consideravelmente pequeno o que pode levar a um aumento do número de acidentes. Foi já proposto que se façam turnos no recreio mas parece ser inviável.

AAF / ATL

Quanto ao ATL a funcionar na escola, decidido na 1ª Assembleia de Pais realizada no dia 22 de Julho na Escola Básica 2,3 José Maria dos Santos,  em que unanimemente se considerou ser o Colégio Mundo da Criança a melhor opção de entre as propostas recebidas para organização, tem sofrido também com a confusão existente nestes 1ºs dias. A sala de pré-escolar tem funcionado normalmente, de acordo com o programado mas ainda com algumas limitações materiais que estão a ser resolvidas. As salas destinadas ao 1º ciclo, nºs 11, 12, 13 e 14, são salas de aula normais. Efectivamente, pelo que temos observado e pelo que os responsáveis do Mundo da Criança nos têm transmitido, não tem havido condições para implementar o que está previsto, de acordo com as necessidades e limitações existentes.  

Da parte da manhã - 7h-8h55, na próxima semana, já beneficiarão de um espaço adicional, ficando os alunos do pré-escolar no espaço onde tem funcionado, mantendo-se esse espaço como espaço de acolhimento de todos. Este período é muito curto para o desenvolvimento de actividades organizadas em conjunto. Para além de dever ser dada alguma liberdade aos miúdos, as propostas são mesmo de pequenos jogos e actividades que as educadoras responsáveis propõem. As educadoras e auxiliares, até ao momento, continuam a dar-nos garantias de interesse em fazer um bom trabalho, sendo óbvio que nestes 3 dias atípicos não se pode fazer uma avaliação fiel.

No período da tarde, 17h30- 19h30, os alunos são divididos por anos de escolaridade e a prioridade tem sido a realização dos TPC´s. Há dificuldade de acesso a materiais pedagógicos, visto ainda não haver armários disponíveis para o ATL no 1º andar. À  medida que os pais vêm buscar os seus educandos e as salas vão ficando com poucos alunos, os mesmos são passados para outra sala. O tempo disponível é muito reduzido e há constantes alterações ao grupo existente em cada sala.  Uma das dificuldades prende-se com o facto de constantemente estarem pais a chegar para recolher os seus educandos. Para que possa haver um período de organização do ATL, incluindo o fornecimento de lanches, solicita-se que os pais só façam a recolha dos seus educandos do ATL a partir das 18h. Em situações excepcionais, contactem directamente o ATL para que se possa encaminhar o aluno para a saída, sem necessidade de interrupção do ATL.  

Os pais e a Comissão de pais têm a obrigação de exigir, junto do Colégio Mundo da Criança, o melhor para os alunos, mas também tem que apoiar e relativizar os acontecimentos neste período conturbado.  

Muitas vezes "atiram-se" pedras e fazem-se escândalos antes de se saber o que efectivamente se passa. Realmente as listas de miúdos que fazem parte do ATL tiveram pequenas falhas, algumas da responsabilidade do Mundo da Criança e outras dos pais. Muitos pais que se inscreveram para que os seus educandos frequentassem o ATL, acabaram por não informar o Mundo da Criança que queriam alterar o período de frequência ou até desistir, ficando muito surpreendidos quando estes não apareciam no portão na escola por estarem já no ATL. Ainda por cima fizeram questão de criar "espectáculo".

Às 7h00 já há recepção dos alunos na escola. As questões mais práticas relacionadas com o ATL e com os pagamentos devem ser remetidas para o e-mail do Mundo da Criança ou faladas directamente no ATL:  info@mundodacrianca.org. O Regulamento do ATL- http://apeeebalbertovalente.blogspot.com/2009/07/regulamento-das-actividades-de-apoio.html poderá esclarecer em relação ao pagamento. Os comprovativos de pagamento podem ser entregues no ATL, devidamente identificados ou enviados por e-mail ao Mundo da Criança, também devidamente identificados. As facturas e recibos também serão passados pelo Mundo da Criança.

Leite

Fomos informados que a distribuição de leite escolar ao lanche da manhã far-se-á a partir da próxima semana.

Refeições

O processo tem sido mais rápido que no primeiro dia. Temos questionado as funcionárias da escola sobre a qualidade das mesmas, porque recebemos informação de pais que, pela opinião dos filhos, referiram haver alguma falta de qualidade. As funcionárias referem que a qualidade está bastante aceitável, considerando não ser por esse motivo que, de forma geral, os alunos deixariam de comer. Referem alguns casos de miúdos que não comeram alguma parte do prato principal ou a sopa. Nesta situação há sempre um período de adaptação a novos sabores. As referências que existem em relação à cozinheira são boas.

Assuntos da Comissão de Pais da Futura Associação de Pais

A Comissão já começou a colocar informações no placard exterior.

O processo de legalização da associação está à espera que as questões burocráticas se resolvam. Só depois de publicada a criação da associação em Diário da República é que se poderá marcar a eleição dos corpos sociais. Tínhamos agendado reunião para dia 19 de Outubro na esperança de, até lá, a legalização estar concluída.

Ainda é possível constituir listas para a Associação de Pais, existindo já há uma lista a concurso.  

Qualquer pedido de esclarecimento em relação a esta matéria poderá ser efectuado junto do Coordenador da Comissão Instaladora - Daniel Pó: danielpo2@gmail.com.

 
 

Contacto Provisório da Escola - 935321231.

Sem comentários:

Enviar um comentário