terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

>> BIOGRAFIA DE ALBERTO VALENTE

Alberto de Sousa Valente, nasceu em S. Bartolomeu de Messines, no Algarve, a 18 de Agosto de 1944. Era casado com Maria Noémia Guerreiro da Silva e pai de Zélia Maria Guerreiro de Sousa e Rui Pedro Guerreiro de Sousa.

Filho único de pequenos agricultores que viram naquele filho algo mais que um pequeno agricultor.

Frequentou a escola primária com distinção em S. Bartolomeu de Messines, seguindo-se-lhe a Escola Comercial de Silves.

O curso de Direito que tantas vezes pensou em tirar, ficou-se pelo caminho pela necessidade de procurar alguma estabilidade antes de ser chamado para o Serviço Militar Obrigatório.

Entra para os quadros da CP – Escritórios do Barreiro em 1962, vivendo então no Lavradio, onde permaneceu até ser levado para a Guiné em comissão de serviço (1964 – 1967) na então guerra colonial.

Em 17 de Setembro fixa residência em Pinhal Novo, reintegrado na CP de onde saiu para a Diamang, em Lisboa, aí trabalhando até 1969. Neste mesmo ano é admitido na TAP – Escritórios do Aeroporto da Portela e do Marquês de Pombal.

Frequentou cursos de formação no Instituto Britânico, na Alliance Française e no Instituto Italiano.

Em 1969 participou na campanha da C.D.E. (Comissão Democrática Eleitoral) do distrito de Setúbal.

Com o 25 de Abril de 1974, participa activamente nas Comissões de Esclarecimento …. tendo colaborado ainda no 1.º Recenseamento Eleitoral realizado após a Revolução dos Cravos.

Militante do PCP desde 1975, colaborou em diversas acções de carácter político …

Era sócio da SFUA, do Clube Desportivo Pinhalnovense, do qual chegou a fazer parte dos seus corpos gerentes, dos Bombeiros, da Coopinhal, etc….

Desde 1980 que dedicava parte importante da sua vida à freguesia e ao concelho que o recebeu, tendo exercido diversos cargos políticos na Junta de Freguesia de Pinhal Novo e na Câmara Municipal de Palmela. É nesta autarquia que se distingue, ao gerir áreas como a Cultura (1980 – 83) e a Administração Urbanística (1983 - 89).

A quem foi dada oportunidade de privar com Alberto Valente, recorda as suas imensas qualidades de trabalhador, democrata e HOMEM de gostos simples, honesto por natureza e formação, desde sempre ligado à Cultura e ao Desporto da (na) freguesia.

Alberto Valente foi também um dos membros da secção de cicloturismo do CDPinhalnovense.

Faleceu em plena prova de Ponte de Sor, na povoação de Montargil.

Sem comentários:

Enviar um comentário