quinta-feira, 17 de setembro de 2009

>> EXPOSIÇÃO À DIRECÇÃO REGIONAL DE EUCAÇÃO DE LISBOA E VALE DO TEJO

"Exmo. Sr.

Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo

Pinhal Novo, 17 de Setembro de 2009

    

Somos a Comissão Instaladora da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Alberto Valente, pertencente ao Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, no Pinhal Novo.

A Escola foi inaugurada no dia 15 de Setembro, tendo também simultaneamente se iniciado as actividades lectivas.

Este novo Estabelecimento de Ensino, é composto por 16 salas do 1º Ciclo, 6 salas do Pré-Escolar e uma Sala de Unidade, conta com cerca de 500 alunos, sendo 150 do Ensino Pré-Escolar e uma Unidade Especializada de crianças Autistas, as suas idades variam entre os 4 (temos uma aluna com 3 anos com Necessidades Educativas Especiais) e os 11 anos.

De momento, e para uma Escola com esta população existem apenas 2 Auxiliares de Acção Educativa e 2 tarefeiras. Convínhamos que para uma Escola com esta dimensão é manifestamente insuficiente, pondo em risco a segurança dos alunos, assim como o normal funcionamento das actividades lectivas.

Não entendemos que questões administrativas se sobreponham a questões pedagógicas, e que sabendo atempadamente da situação não se tenha acautelado a colocação de mais pessoal não-docente.

Salientamos ainda, que como Comissão Instaladora da Associação de Pais dinamizamos um ATL nas instalações da Escola, estando também em risco o seu bom funcionamento devido a não estarem reunidas as condições de segurança mínimas.

Existe ainda um problema acrescido: a continuidade de obras de acabamento que irão prolongar-se ao longo de 6 meses, situação que agrava as condições de segurança dos alunos, convivendo no recreio picaretas e alunos.

Face ao exposto, e dado o carácter de urgência da situação descrita, será sempre para nós, pais e encarregados de educação, a segurança como grande prioridade, condição que de momento não se encontra assegurada. É nossa opinião, que de momento só se colocam 2 soluções: ou a colocação de mais Auxiliares da Acção Educativa, ou o encerramento da Escola até que estejam criadas as condições de segurança exigidas, para que os nossos filhos possam usufruir deste Equipamento Educativo.

Agradecemos desde já a vossa atenção,


 

(Carlos Manuel Rebocho Vilas)

Comissão Instaladora da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Alberto Valente                        

Contacto Pessoal: 919396380

         c.vilas@sapo.pt"

 

Sem comentários:

Enviar um comentário